Regulamento Técnico e Desportivo - ARRANCADA

Este Regulamento Desportivo é composto de 9 capítulos, relacionados a seguir:

Capítulo I - Prefácio
Capitulo II – Categorias
Capitulo III – Modificações
Capitulo IV – Segurança
Capítulo V - Dinâmica de Prova
Capítulo VI - Conduta Desportiva
Capítulo VII - Cronograma de Pista
Capítulo VIII - Instruções do Pinheirinho
Capítulo IX - Informações Complementares

 I - PREFÁCIO

São Paulo, 25 de Abril de 2018

Saudações, Pilotos e Participantes do 3º Volks Meet & Drag Racing!
Primeiramente, gostaríamos de agradecer imensamente a confiança concedida aos organizadores ao se inscrever e participar do evento.

Gostaríamos também de agradecer a todos que participaram da primeira e segunda edição do nosso evento!

Esta terceira edição será realizada no dia 17 de Junho de 2018, no lendário Autódromo de Interlagos, localizado na zona sul da cidade de São Paulo - SP.

Para que o mesmo ocorra da melhor maneira possível, é necessário que todos os amigos e pilotos participantes leiam atentamente as informações a seguir, para que possamos aproveitar ao máximo o evento, com toda a segurança disponível.

Boa leitura a todos, e uma ótima corrida!

Atenciosamente

Thiago Pereira | André Takeda
Diretor Geral do Evento

Realização:


Patrocínio:

 

 

 

 

  

  NVS Peças Especiais

  

Apoio:

 

 

 

 

 II - CATEGORIAS DA ARRANCADA

- As inscrições serão limitadas em 120 carros.
- Serão dividas categorias por tempo, de 1 em 1 segundo, onde os carros devem se enquadrar de acordo com o tempo de pista realizado nas baterias. Com exceção dos veículos que tenham sofrido troca de motor, que se enquadrarão nas categorias conforme detalhado na tabela mais abaixo.
- Para definição da categoria à qual o veículo pertence, será considerado o tempo de pista (excluindo reação) do veículo
- Caso o veículo não realize nenhuma puxada com tempo competitivo para a categoria previamente inscrita, poderá, por uma única vez, migrar para outra categoria, adequada ao seu tempo
- O piloto poderá ser desclassificado do evento caso a direção de prova note que o mesmo está “tirando o pé” para se manter em uma categoria acima do seu tempo real.
- Caso o piloto realize até duas puxadas com o tempo inferior ao mínimo de sua categoria em até 0,5 segundo, aquela(s) puxada(s) será(ão) desconsiderada(s).
- Caso o piloto realize três ou mais puxadas com tempo inferior ao mínimo da categoria, ou uma puxada com tempo inferior ao da categoria em mais de 0,5 segundo, o piloto deverá comunicar à direção de prova e à cronometragem para migração para a categoria adequada ao seu tempo, sob pena de desclassificação do mata mata da categoria originalmente inscrita.

Tabela de Categorias - Arrancada:


Parágrafo Único: Os veículos de modelo Volkswagen Gol e Saveiro poderão participar normalmente das categorias quando equipados com motor a ar. Não serão admitidos veículos de tração dianteira com motorização Volkswagen refrigerada a água.

*Trata-se apenas de um exemplo de veículos que se enquadram na categoria, no intuito de auxiliar pilotos que nunca testaram seu carro em uma pista a escolherem a categoria na qual se inscreverão inicialmente. Seu carro pode desempenhar tempos superiores ou inferiores ao indicado devido a inúmeros fatores, o que deve ser verificado através de teste prático na pista.

 III - MODIFICAÇÕES

Das alterações no trem de força (motor e transmissão)

- O Volks Meet trata-se de uma prova com categorias dispostas por tempo, de modo a equiparar a competitividade entre os participantes, independente do veículo que possuam, pois todos estarão correndo na mesma faixa de tempo
- Dessa forma, ficam liberados todos e quaisquer tipo de preparações, quer seja por aspiração natural, ou qualquer tipo de indução forçada, como turbo, supercharger, procharger ou similares, ou ainda por sobrealimentação química, como é o caso da injeção de óxido nitroso.
- A troca do motor é livre, devendo neste caso o veículo ser inscrito nas categorias Força Livre Street (para veículos montados) ou Força Livre Drag (para veículos aliviados de pista)
- As alterações no sistema de transmissão são livres

Das alterações no sistema de rodas e pneus

- As rodas utilizadas são livres em tamanho do aro e tala, podendo ser compostas de ferro, magnésio ou alumínio.
- Ficam liberados todos os tipos de pneu, incluindo os slicks desde que respeitem as condições e exceções afixadas na seção de segurança.

Das alterações de carroceria

- São permitidas as adaptações e recortes de carroceria no sentido de facilitar a manutenção mecânica do veículo, como por exemplo saia removível, traseira removível e frente removível. Caso sejam necessárias modificações na parede corta fogo ou chiqueirinho do veículo, as chapas devem estar todas presas por processo de solda, não podendo ser parafusadas ou arrebitadas
- Todos os veículos devem estar completos ao adentrar a pista, portando todos os itens de carroceria, como tampa do motor, saia traseira, paralamas, capô, frente, fechamentos e demais partes. Caso o piloto realize uma puxada sem algum destes itens, ela será invalidada na contabilização de tempo para classificação. Caso a puxada seja no mata-mata, o piloto será considerado perdedor, independentemente do tempo realizado.

Do alívio de peso

Com o objetivo de diminuir o esforço gerado na transmissão e evitar quebras, ficam dispostos o seguintes termos em relação a permissão do alívio de peso, válidas para todas as categorias:
- É permitida a remoção de quaisquer acabamentos e forrações internas do veículo
- É permitida a remoção dos bancos traseiro e dianteiro do passageiro
- É permitida a substituição dos bancos por bancos do tipo concha, compostos de Alumínio, Fibra ou Estrutura de Ferro
- É permitida a utilização de policarbonato do tipo lexan no lugar dos vidros
- É permitida a substituição de peças tanto de lataria quanto mecânicas do veículo por outras mais leves ou de material diferente, como alumínio, fibra de vidro, fibra de carbono, cromo-molibdênio, dentre outros materiais.
- É permitida a remoção dos parachoques dianteiro ou traseiro, bem como seus suportes, puleiros, goleiras, batentes e demais partes do sistema de parachoque. É permitida também sua substituição pelo sistema de “T-Bar Californiano”.
- É permitida a abertura de aletas, janelas, furos ou ressaltos na tampa, compartimento e saia do motor, com o objetivo de melhorar o arrefecimento do veículo, aliviar peso ou acomodar componentes de performance
- Os componentes do sistema de freio devem estar presentes e funcionais nas 4 rodas do veículo. Fica permitida a modificação dos freios dianteiros ou traseiros para sistema a disco.
- É expressamente proibido aliviar as partes estruturais da carroceria, do chassi, os sistemas de suspensão, direção e freios através de furos, cortes, uso de serra copo ou outros métodos que possam enfraquecer a estrutura do veículo ou prejudicar suas capacidades de controle, frenagem ou segurança em caso de acidente. Os vistoriadores poderão desclassificar e impedir de correr os veículos que possuírem alívio na estrutura ou nos sistemas citados que possam colocar o piloto em risco em caso de acidente.

Parágrafo único: A respeito dos veículos com motores trocados, fica valendo o disposto na seção de categorias para separação dos competidores, ou seja, para participar da categoria Força Livre Street, o veículo deve estar “montado”, e com todas as peças da categoria compostas de metal, sem alívio de peso.

 IV - SEGURANÇA

Regras de Segurança

1- Os veículos deverão passar por vistoria técnica de segurança no início do evento, que verificará os itens listados abaixo, de acordo com a categoria de inscrição.
2- Os veículos deverão atender às exigências listadas em sua categoria, bem como a de categorias de tempos maiores que a sua
3- A qualquer momento do evento, e quantas vezes forem necessárias, poderá ser solicitada pela direção de prova uma nova vistoria no veículo, à qual o competidor deverá comparecer juntamente com seu veículo, podendo em caso contrário ser desclassificado da prova.
4- A direção de prova poderá também solicitar a conferência dos itens de segurança no momento de entrada na pista, verificando principalmente o afivelamento do capacete, a fixação do cinto de segurança, a vestimenta, o teste de bafômetro e o sistema de iluminação do veículo, no caso da competição realizada no período noturno.
5- Proibido correr com acompanhantes nos carros inscritos. Somente o piloto poderá estar dentro do veículo para alinhamento na área de largada.
6- Somente o piloto inscrito poderá apresentar-se e correr com o veículo. Caso seja constatada troca de pilotos, o(s) veículo(s) e piloto(s) envolvido(s) estará(ão) automaticamente desclassificado(s) da competição.
7- Proibida a entrada de acompanhantes ou equipe de apoio na pista para as categorias de 9 segundos e acima
8- O apoio para alinhamento e auxílio ao piloto será permitido somente para as categorias 7 segundos, 6 segundos e Força Livre, sendo duas pessoas da equipe com acesso liberado à área de largada somente no momento em que o piloto de sua equipe for largar, devendo após retirar-se da pista para que outras equipes possam dar apoio a seus pilotos e a prova possa fluir.
8- A equipe do Volks Meet estará na pista para auxiliar os pilotos no alinhamento, instrução e quaisquer dúvidas que houverem, sem pressa e sem cobrança, todos irão se divertir!
9- O Burnout será permitido uma única vez por puxada, porém não é obrigatório para quaisquer categorias.
10- Carros de apoio nos boxes serão permitidos somente para veículos das categorias 6 segundos e Força livre
11- Proibido o trânsito de menores de 18 anos na área dos Boxes com veículos automotores , bicicletas , skate , patins ou quaisquer meios de transporte motorizados ou de deslocamento facilitado.

ITENS EXIGIDOS

Segurança que será cobrada em todas as categorias:
- Capacete (bem afivelado e sem folgas na cabeça)
- Calça comprida, camisa de manga comprida (até o punho), e sapatos de amarrar. Serão verificados no pré alinhamento (permitida a troca de camisa nos boxes devido ao clima local).
- Freios funcionais
- Iluminação funcional (faróis dianteiros), exceto para categorias 7 segundos, 6 segundos e Força Livre
- Cintos e bancos bem presos
- Extintor de incêndio em dia (com a carga no verde)
- A bateria deve estar bem fixada em seu alojamento
- Não poderão haver objetos soltos no interior do veículo
- Pneus no caso de radiais de rua quanto ao desgaste (sulco abaixo de 2mm ou atingimento do TWI, o veículo será impedido de correr). Não serão permitidos pneus de moto ou pneu tipo “Estepinho”.
- Casos de vazamentos de fluidos, o veículo será análisado pela equipe técnica, podendo ser desclassificado e impedido de correr.

Segurança que será cobrada na categoria 8 segundos e demais categorias de menor tempo:
- Cinto de segurança de no mínimo 3 pontos
- Bandejão de Contenção de óleo para o motor (deve abranger a área do cárter e dos cabeçotes).
- Reservatório de respiro de óleo com capacidade mínima de 1 litro ou tipo Breather Box Empi
- As linhas de combustível e óleo devem ser passadas pela parte externa do veículo, fora do habitáculo

Segurança que será cobrada na categoria 7 segundos e demais categorias de menor tempo:
- Bancos homologados tipo concha
- Cintos homologados de 4 ou mais pontos
- Protetor Cervical
- Santo Antônio, recomendamos o modelo mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (abaixo)
- Para veículos conversíveis abaixo de 8,000 segundos, obrigatória a Célula de Sobrevivência (Funny Car Rollcage). Recomendamos o modelo exigido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (abaixo)

Segurança que será cobrada na categoria 6 segundos e demais categorias de menor tempo:
- Macacão, Sapatilha e Luvas

 V - DINÂMICA DE PROVA

Vistoria
Ao adentrar o evento, os participantes deverão realizar a vistoria técnica obrigatória, devendo realizá-la no período de tempo estabelecido, anunciado no cronograma e pelo sistema de som do evento.
Caso o competidor perca este horário de vistoria, deverá solicitar à direção de prova, antes da sua entrada na fila de pré-alinhamento, a vistoria do veículo. Neste caso a direção de prova decidirá se irá vistoriar ou não o veículo. Em caso de não vistoria, o mesmo poderá ser impedido de participar da prova.

Classificatória por Tempo
Todas as puxadas valerão para classificação. Durante a etapa classificatória cada piloto deve realizar ao menos uma puxada na etapa classificatória para que seu tempo seja contabilizado para a etapa seguinte, do Mata Mata.

Mata Mata (Top 4 de cada categoria)
Chave eliminatória que será definida com os competidores que tiverem apresentado os 4 menores tempos de cada categoria durante a etapa classificatória, para definição do campeão da categoria e das colocações finais para premiação, conforme disposição abaixo (eliminatórias estilo Dead Dog):



Definições Importantes:
- Para definição da categoria à qual o veículo pertence, será considerado o tempo de pista (excluindo reação) do veículo
- Para definição do vencedor das puxadas será considerado o tempo total (incluindo reação) do veículo
- Caso o piloto realize uma puxada com tempo de pista abaixo do mínimo de sua categoria, a mesma será invalidada. Caso a puxada seja no Mata-Mata, o piloto automaticamente perde.
- Caso no Mata-Mata ambos os pilotos baixem do tempo mínimo de sua categoria, ambos serão desclassificados. Caso a puxada seja na final, o campeão será aquele que baixar por menos o tempo.
- Em caso de empate exato do tempo total cronometrado, o vencedor daquela puxada será o competidor que tiver realizado o menor tempo de reação
- Em caso de queima da largada, o competidor que tiver queimado perde a puxada, mesmo que tenha realizado tempo inferior ao seu adversário
- Em caso de queima de ambos, o vencedor será o competidor que tiver queimado a largada por menor quantidade de tempo
- Caso ambos queimem com a mesma reação, o vencedor será o piloto que tiver realizado o menor tempo de pista na puxada anterior.

 VI - CONDUTA DESPORTIVA

- Todos os competidores deverão manter uma conduta desportiva saudável e adequada com o ambiente sadio e familiar onde o evento será realizado
- É expressamente proibida a ingestão de bebida alcoólica por parte dos competidores. A direção de prova estará circulando pelas áreas da pista durante o evento fiscalizando a conduta dos pilotos participantes. O competidor que for flagrado ingerindo bebida alcoólica perderá sua pulseira de piloto, não tendo mais o direito de competir em todos os dias de realização daquela edição do evento.
- A comissão de prova estará também com bafômetros, podendo a qualquer momento, e quantas vezes forem solicitadas, realizar o teste alcoólico nos competidores.
- O competidor que vier a se recusar a realizar o teste de bafômetro perderá sua pulseira de piloto, não tendo mais o direito de competir em todos os dias de realização daquela edição do evento.
- Não serão tolerados casos de agressão, sob pena de desclassificação e expulsão do evento, a critério da direção de prova, sem direito a recurso.
- Serão punidos, sob pena de desclassificação, os pilotos que acelerarem além dos 201 metros da pista de arrancada
- Serão punidos, sob pena de desclassificação, os pilotos que acelerarem em excesso ou realizarem manobras perigosas na área de retorno ou na área dos boxes, estacionamento e demais áreas do parque. O piloto que for flagrado com esta conduta será desclassificado da competição e perderá sua pulseira de piloto, sendo impedido de correr. A comissão de prova poderá determinar ainda que o piloto seja impedido de participar das próximas edições do evento.
- Fica proibida a utilização de som automotivo no estacionamento e demais áreas do parque.
- As decisões da direção de prova são soberanas e irrevogáveis, não cabendo recurso por parte do competidor.
- Os casos omissos a este regulamento serão julgados pela direção de prova, que tomará a melhor decisão sobre o que fazer a respeito, novamente sem direito a recurso por parte do competidor.

 VII - CRONOGRAMA DE PISTA

Domingo (17/06)
8:00 Abertura dos portões com recepções dos pilotos,equipes, público e expositores.
8:15 Início das vistorias
9:00 Briefing com pilotos da Arrancada
9:30 Abertura da reta de arrancadas e início das puxadas oficiais
12:00 Pausa para limpeza da pista de Arrancada
12:00 as 12:30 Prova de Regularidade
12h30 as 13:00 Passeio na Pista 
13:00 Reabertura da pista de Arrancada
16:00 Fim das puxadas classificatórias
16:30 Início do Mata Mata
17:30 Fechamento da pista de arrancadas
18:00 Premiação com entrega dos troféus e encerramento do evento

Programação sujeito a alteração no decorrer do evento.

 VIII - INSTRUÇÕES DO PINHEIRINHO

Pista
Esquerda
 

Pista
Direita


1- Luz de Autorização

Esta luz azul acende indicando que a cronometragem está pronta para receber os pilotos. Quando ela se acender o piloto pode se dirigir para o Pre-Stage
2- Luz de Pre-Stage
A luz de Pré-Alinhamento (Pré-Stage) é o primeiro par de luzes amarelas a se acender, indicando que o veículo está próximo à zona da fotocélula demarcada para alinhamento da largada. O alinhamento garantirá que ambos os carros largaram lado a lado, paralelos um ao outro, nem atrás, nem à frente. Quando esta luz se acender o piloto pode aguardar seu oponente também realizar o pré-alinhamento ou avançar sozinho ao próximo estágio, movendo seu carro lentamente para a frente até que a luz de Stage se acenda.
3- Luz de Stage
A luz de Alinhamento (Stage) é o segundo par de luzes amarelas a se acender, indicando que o veículo está perfeitamente alinhado e pronto para a largada. Quando ambos os veículos (lado esquerdo e lado direito) estiverem alinhados (luzes pré-stage e stage acesas) durante 1 segundo, o pinheirinho entrará em procedimento de largada. Já pode começar a levantar o giro do motor!
4- Luzes de Contagem Regressiva
Estas luzes farão a contagem regressiva para a largada, e se se acenderão em forma de queda rápida, de cima para baixo, em direção à luz verde. Cada luz se acende por em torno de 0,3 segundo

5- Luz de Largada
Valendo! A luz verde determina a largada. Quando ela acende, o tempo começa a contar. Hora de soltar a embreagem e pisar fundo!
6- Luz de Queima
Caso o piloto largue antes do verde, a luz vermelha se acenderá indicando que ele queimou a largada. Ele poderá continuar sua puxada normalmente, caso queira cronometrar o tempo do seu carro, porém a puxada será invalidada, não sendo considerada para efeitos de classificação e competição. Se a puxada for no mata-mata, o piloto perde a corrida, mesmo que seu tempo seja menor que o de seu oponente.

 IX - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

ATRAÇÕES:
- Desafio de Arrancada 201 metros (Fuscas e Derivados)
- Cronometragem Cronos Brasil
- Premiação com troféus aos 3 primeiros colocados de cada categoria e medalhas ao 4º e 5º colocados
- Categoria de Regularidade no circuito do autódromo
- Passeio pelo lendário traçado do autódromo de Interlagos, que já recebeu renomados pilotos nacionais e internacionais
- Locutores Geléia e Juarez
- Som no local com DJ Nando e DJ Fernando Gallo do Kombination
- Estandes de lojas com vendas de peças, acessórios e souvenirs para você e seu Volkswagen!
- Área para Exposição dos veículos VWs a Ar e New Beetle com capacidade para 500 carros
- Estande com comercialização de camisetas,bonés e adesivos oficiais do evento no local.
- Diversos clubes confirmados para a exposição: Fusca Clube do Brasil, Hot Volks, Turma da Oficina, Fusca Clube de Mogi das Cruzes, Volks Steel, Fusca Clube de São José dos Campos, Dukes (RJ), Old Beetles (RJ), dentre muitos outros!
- Churrasco : Liberado o uso de churrasqueira na área de Box, o qual terá acompanhamento da organização para monitorar e instruir. Somente em local adequado, longe de combustível, materiais inflamáveis e derivados.

ESTRUTURA:
- Pátio de estacionamento para mais de 1.000 carros
- Arquibancada na reta da Arrancada para 1.000 (mil) pessoas
- Área de Alimentação e Banheiros no local

LOCALIZAÇÃO:
Autódromo de Interlagos - Portão 7
Avenida Senador Teutônio Vilela, 261 - Interlagos - São Paulo - SP
Dirija para lá! ​ (Smartphone) - Basta clicar no link para iniciar a navegação por GPS.
Conheça todos os detalhes da pista em ​ www.autodromodeinterlagos.com.br

IMPRENSA:
Cobertura da imprensa especializada das principais fontes, como: Autodynamics, Dragster Brasil, etc.
Imprensa interessada em realizar a cobertura deverá realizar o cadastro através do e-mail: volksmeetdragracing@gmail.com

VALORES:

 INSCRIÇÃO PARA PILOTOS DA ARRANCADA:

Para realizar sua inscrição, utilize o formulário que consta em nosso site: FICHA DE INSCRIÇÃO

Após realizar a inscrição, deverá ser enviado para o e-mail ​volksmeetdragracing@gmail.com​ o comprovante de depósito ou transferência do valor da inscrição na seguinte conta bancária:

Interlagos Motor Clube
Banco Bradesco
Agência 1442
Conta Corrente 89558-0
CNPJ 46.332.011.0001-70
Fone em caso de dúvidas sobre o depósito (11) 5666-1478

DÚVIDAS:
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato através do e-mail: ​ volksmeetdragracing@gmail.com

CHEFES DE DEPARTAMENTO:
Diretor Geral do Evento - Thiago Pereira - (11) 9-9995-9828 | André Takeda - (11) 9-9675-0478
Diretor de Prova - Emerson Soares Benedito (Gordo) - (11) 9-9995-9828
Fiscal de Prova - Edmundo Fernandes Filho (Nenê)
Vistoria - Alessandro Mirrione (Sandro) e Claudiomar Pavão (Chaparral)
Coorganização, Regulamento e Redes Sociais - Hugo Duarte
Fotografia e Assessoria de Imprensa - Sueli Alves
Assessoria Técnica e Divulgação - Leonardo Knupp